Canto Jazz

Filipa Franco

Nasceu a 2 de Outubro de 1996. Desde cedo, demonstrou um grande interesse pelas artes, especialmente pela Dança, com a qual criou uma afinidade particular devido aos seus pais, bailarinos da Companhia Nacional de Bailado desde 1985. Chegou a participar em espectáculos como O Quebra-Nozes e A Dama das Camélias, em 2004 e 2005, a convite de Mehmet Balkan, então director da companhia. 

Começou a ter aulas de piano clássico aos 12 anos de idade com Adeline Esteves da Silva.

 Iniciou o seu percurso no jazz em 2014, tendo aulas privadas com a cantora Rita Maria e, nesse mesmo ano, ingressou na Escola de Jazz Luís Villas-Boas,  onde completou o curso regular ao longo de quatro anos, em Vocal Jazz. Além disso, complementou os seus estudos com dois anos de Piano de Jazz, como segundo instrumento, no 3º e 4º anos daquele curso.

Em 2018 ingressa na Escola Superior de Música de Lisboa, estudando com professores como Maria João e João Paulo Esteves da Silva, entre outros músicos de grande destaque em Portugal, tendo-se formado em 2021. Tendo concluído a licenciatura na Escola Superior de Música, inicia os seus estudos no mestrado em música, na mesma instituição.

Os projectos artísticos de Filipa incluem “Fiasco”, um dueto com o pianista Vasco Pimentel e o seu quinteto, onde está a desenvolver um repertório original com as suas composições. 

Dedica-se ao ensino de canto e piano presencial e online desde 2019.

pt_PTPT