Dança

Aulas presenciais de Ballet
Estúdios do GDINE (Grupo Desportivo do Instituto Nacinal de Estatística)
Av António José de Almeida 1000-043 Lisboa

Níveis

Movimento e Ritmo, Pré-Ballet

Introdução à técnica de Dança Clássica, Pré-Elementar

Técnica de Dança Clássica, Elementar

Técnica de Dança Clássica, Intermédio

Aulas de Ballet para Adultos

Professoras

Como membro do corpo artístico da CNB teve oportunidade de trabalhar com ensaiadores, professores e coreógrafos tais como John Auld, Patricia Neary, Francesca Zumbo, Hans Brenna, Laura Glenn, Millicent Hodson, Howard Sayette, Erik Volodin, Maya Volodin, Vladimir Petrunin, Lynn Wallis, Brydon Page, Georges Garcia, Anna Markard, Olga Roriz, Michael Corder, Oscar Araiz, Ted Brandsen, Alexandre Proia, David Fielding, Fernando Duarte, Yannik Bouquin, Mehmet Balkan, Jane Bourne, Christine Camille, Sylviane Bayard, Ivan Kramer, Irena Milovan, entre outros.

Participou em diversos projectos educativos na CNB, tais como ateliers de Dança e o projecto CNB nas Escolas, onde fez parte do grupo coordenador que montou o espectáculo A Fada Oriana (2015/16); foi também intérprete de bailados criados na CNB para público mais jovem: 1HD, Uma História da Dança de Bruno Cochat, Dos Animais de Sónia Baptista, Contos do Abstracto de São Castro e António Cabrita e Príncipes, Heroínas, Amores impossíveis e Outras Assombrações de Catarina Câmara. Em 2017 foi intérprete e co-criadora do espectáculo Kamiyo do Rio cuja apresentação no salão nobre do TNSC integrou a programação dos Concertos para Famílias coordenada por Duncan Fox.

Após uma longa carreira nos palcos, dedica-se agora ao estudo, divulgação e ensino da Dança e à educação pelas artes.

Catarina Lourenço

Directora da área da Dança e professora de dança clássica da escola Carlota Franco-Dança e Música.

Iniciou os seus estudos de Dança com as professoras Neilma Williams e Ana Mangericão, ingressando na Escola de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado em 1980 onde foi aluna de Paula Gareya, Violette Quenolle e Barbara Gray. Também durante a sua formação nesta escola trabalhou com os professors Tony Hulbert, Michel Renault, Daniel Sellier, Lynn Wallis, entre outros.

Em 1985 entrou para o elenco do corpo de baile da CNB, sob a direcção de Armando Jorge, e em 1989 foi promovida a corifeu, tendo permanecido nesta Companhia até 2020.

Do repertório dançado na CNB destacam-se: Giselle (G.Garcia), La Sylphide e Napoli (A.Bournonville), La Fille Mal Gardée (G.Garcia), O Lago dos Cisnes (nas versões de Armando Jorge, Mehmet Balkan e Fernando Duarte), Coppélia (J.Auld), O Quebra Nozes (A.Jorge), A Bela Adormecida (T.Brandsen), La Bayadère (Petipa), D. Quixote (A.Gorsky), Paquita (Petipa), Raymonda (Petipa), Romeu e Julieta ( J. Cranko), Les Sylphides (M.Fokine), Tema e Variações (G.Balanchine), A Dama das Camélias (M. Balkan), Concerto Barroco (G.Balanchine), Os Quatro Temperamentos (G.Balanchine), Apollo (G.Balanchine), Serenade (G.Balanchine), A Mesa Verde (K.Jooss), Carmina Burana (A.Jorge), A Sagração da Primavera (V.Nijinsky/M.Hodson), Petrouchka (M.Fokine), O Pássaro de Fogo (B.Page), Concerto (K.Macmillan) Oferenda Coreográfica (J.Limón), Les Noces (B.Nijinska), Sonho de uma Noite de Verão (A.Jorge), Cinderella (M.Corder) Variações Nostálgicas (A.Jorge), A Severa (F. Lima), Seascape (J.Marcuse), Prelúdios (O.Araiz), Double Colchea (V.Nebrada), Cantoluso (R.L.Graça/D.Fielding), As Troianas (O.Roriz), Suite en Blanc (S.Lifar), Perda Preciosa (R.L.Graça/A.Teodósio), Du Don de Soi (P.Ribeiro), S (Tânia Carvalho), Nós Como Futuro (D.Gorjão).

Carlota Franco

Nasceu em Faro, Portugal em 16/11/1943

1958-1962
– Frequência da Escola de Bailado do Teatro Nacional de S. Carlos, Lisboa
– Bailarina da Companhia Portuguesa de Bailado, fundada em 1961
– Participação como aluna nos bailados das Óperas do mesmo Teatro.
– Aluna dos Professores entre outros, Luna Andermat; Vera Varela Cid; Daniel Seillier; Madame Viollette Quenolle; Tomás Ribas – História da Dança; Dr. Prista Monteiro – Anatomia aplicada à Dança; Curso especial para bailarinos do mestre William Dollar.
– Participa em espectáculos públicos e em programas de bailado na Radiotelevisão Portuguesa.

1962-1964
– Experiência pedagógica no ensino Pré-Primário e Primário, como Educadora Infantil.
– Admitida ao Curso de Educação pela Arte do Conservatório Nacional e frequência do mesmo durante dois anos.
– Frequência de Cursos para Professores:
-Promovidos pela Fundação Gulbenkian regidos pelo Professor René Bom e outros cursos de Iniciação Musical e Dança Criativa.
-No Conservatório Nacional de Lisboa: Cursos de Dança Moderna e Clássica
regidos pelas Professora Irina Compton; Júlia Cross respectivamente e Curso
Método Dalcroze com Margarida de Abreu.

-Desde 1964 até à reforma oficial em 2019, manteve sempre o ensino de dança clássica como Professora efectiva a tempo parcial, no Colégio Sagrado Coração de Maria de Lisboa.
A par deste, durante os primeiros anos de actividade, trabalhou:
– Em Lisboa, nos Colégio Sagrado Coração de Jesus onde foi também Educadora Infantil,
Lar da Criança, Cesário Verde, Doroteias, Bom Sucesso;
– Em Beja no Colégio do Coração de Jesus.

1974-1975
– Após Provas Públicas para qualificação de Professores de Bailado no Conservatório Nacional de Lisboa, iniciou os estudos com Anna Mascolo, como Professora estagiária no Estúdio-Escola de Dança Clássica de Anna Mascolo em Lisboa.

1975-1976
– Professora Assistente e Professora das classes Infantis e Preparatórios

1976-1977
– Professora Assistente da Escola de Anna Mascolo de todos os níveis.

1981-1990
– Na qualidade de Prof/Assistente da Escola de Anna Mascolo, colabora e participa em espectáculos, exposições, programas de divulgação da Dança em teatros e televisão.
– Acompanha a Professora Anna Mascolo na apresentação dos alunos da sua Escola, em concursos internacionais (Paris e Varna).

1985
– Participação a convite da Embaixada da Bulgária para o Simpósio Internacional Científico com um trabalho sobre o tema: “Importância da Dança na Educação da Criança e no Seu Desenvolvimento Global”
– Membro Fundador do Conselho Português da Dança, inicial-CPDD-do CID-UNESCO, a convite da Presidente, Professora Anna Mascolo.
– Colaboração no Plano de Estudos de Dança apresentado no Ministério da Educação a pedido desta entidade.

1990
– Membro de júri no Concurso “Os Jovens e a Dança” da Secretaria de Estado da Cultura.
– Membro da Academia de Dança Antiga de Lisboa, , segue as aulas do Prof. Vicente Trindade- e Cecília Grácio Moura

2010-2019
– Curso de Música para professores de Bailado dirigido pela pianista Mercedes Cabanach.
– Cursos de Bailado da Metodologia Vaganova de São Petersburgo que frequenta do 1º ao 6ºano. sob a orientação do Prof. Pedro Carneiro que apresenta e desenvolve estratégias inovadoras e eficazes no ensino e treino da dança clássica.

– Em consonância com os trabalhos no Estúdio-Escola de Anna Mascolo e ao longo de todo o seu percurso como professora teve, oportunidade de esboçar, esquematizar e desenvolver a sua Orientação Pedagógica, sintetizada em 1999, completada e revista em 2016.

2019
– Criação da Escola Carlota Franco-Dança e Música em conjunto com o seu marido e filhos.

Outubro de 2019

Carlota Franco

É membro da Associação Portuguesa de Dança e do Conselho Internacional da Dança

pt_PTPT