Quem Somos

Direção Artística

Mário Franco

A nossa escola

Esta nossa escola com o meu nome é o reflexo de projectos, de vivências e memórias enquanto educadora de infância e professora de Dança Clássica.

Sou continuadora de uma tradição familiar de professores e toda a minha família próxima está ligada às artes, em especial à Dança e Música.

A minha filha Susana é pianista e professora; o meu filho Mário, bailarino principal na Companhia Nacional de Bailado é também músico profissional; a minha filha-nora Catarina, ex-bailarina da CNB, dedica-se agora ao ensino. Quanto aos netos, o Canto e Piano são áreas que dominam. Gabriel, o meu marido apesar não ser da área artística sempre deu um grande apoio à família nas suas escolhas profissionais.

Sempre falámos entre nós da possibilidade de formarmos uma escola onde os alunos sentissem que a sua aprendizagem nas áreas artísticas fosse tão válida como em qualquer outra área académica; uma escola que permitisse, em qualquer idade, desenvolver aptidões e prosseguir uma actividade artística a par de outras artes.
Enquanto professora, apercebi-me de que muitos jovens alunos se afastavam de certas actividades escolares predilectas, com base na ideia preconcebida de que ao enveredarem por áreas menos valorizadas, não teriam no futuro modo de subsistência. Anos mais tarde, em conversa, confessaram-me que tinham pena de não terem continuado por exemplo as suas aulas de canto, de piano, ou de dança.
Para outras, porém felizmente, o facto de terem tido a liberdade de escolha foi decisivo no seu desenvolvimento artístico e nas suas vidas.
Observei durante os anos da formação dos meus filhos que a importância dada à articulação entre Música e Dança foi fundamental para as suas profissões.

A cultura musical, o conhecimento da teoria e o treino auditivo enriquecem o estudo da dança tal como o trabalho físico sobre o movimento, ritmo e dinâmica enriquecem quem estuda música.

Queremos dar a possibilidade aos nossos alunos, quer pela via vocacional quer recreativa, de poderem iniciar, manter e continuar em qualquer fase das suas vidas, a ligação com a Dança e Música.

Acredito que jovens envolvidos numa educação artística serão pessoas mais criativas, realizadas e felizes.

Quando me reformei e a minha filha Susana regressou dos Estados Unidos, após completar o seu doutoramento em Piano Performance and Pedagogy, pareceu-me que era a altura certa de levar avante este empreendimento familiar.

Assim surgiu a escola Carlota Franco-Dança e Música. Estamos aqui para partilhar convosco todo o nosso conhecimento, experiência e paixão.

Missão

A Missão da escola Carlota Franco-Dança e Música é proporcionar ensino de qualidade nas áreas da dança e da música para todas as idades, utilizando o ensino presencial e à distância. Através de uma abordagem interdisciplinar e de diálogo com as outras artes acreditamos que contribuímos para uma sociedade mais criativa, sensível e adaptada aos desafios do futuro.

Visão e Valores

Os nossos Valores
Dedicação e trabalho consistente para alcançar objetivos Liberdade para desenvolver a criatividade e o pensamento crítico Respeito pela diversidade e individualidade de cada pessoa
A nossa Visão para o futuro da escola é criar um espaço inclusivo de ensino da dança e da música, aberto a todos que partilhem da nossa paixão pelas artes, onde a vivência artística interativa seja o foco principal.

pt_PTPT